segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cuidados e Equipamentos Necessários

Cada trilha tem suas características, suas dificuldades e seus trechos perfeitos em que se pode tirar o máximo proveito da bike. Quanto mais técnica a trilha, mais específica terá que ser a MTB, ou seja, quadro mais reforçado e os equipamentos de segurança.

Na cidade ou as margens de rodovias, a atenção deve ser redobradas, devido ao trânsito intenso, recomendamos sempre que ciclistas com maior experiencia se posicionem no início e ao final do grupo e pedalem em “fila indiana” sempre a margem da estrada.

Ciclista consciente, deve sempre obedecer as leis de trânsito. Ver Legislação (Partes relacionadas ao Ciclista)

Itens/acessórios que todo ciclista deve possuir: Luvas de preferência com dedo inteiro, protege melhor no caso de uma queda; capacete com regulagem e óculos de proteção, ajudam muito nas trilhas a evitar entrar sujeira ou insentos nos olhos durante uma descida; Luz de navegação dianteira (branca); traseira (vermelha) com modo pisca alternado; uma bolsinha de selim com as principais chaves que sua bike exigir (leve um alicate pequeno, ajuda e muito em uma emergência); uma câmara sobressalente; uma boa bomba de encher pneu e um camelback (mochila de hidratação, de pelo menos 2 litros) ou garrafa de água, são fundamentais para fazer você ficar independente na ocasião de um furo de pneu ou problema que vier a ocorrer. Outra coisa, utilize bermudas para ciclismo (aqueles de lycra com acolchoamento no traseiro; camisa para ciclismo com 3 bolsos nas costas (para levar mais água, barrinhas de cereal, algumas pequenas ferramentas, etc)

Dicas sobre estrutura das Bikes (para quem estiver pensando em adquirir novas bikes eu comprar peças): Suspensão dianteira mais reforçada (medida 1 1/8") na espiga da suspensão (o quadro também tem que ser essa medida, caso contrário a suspensão não irá servir); pneus mais largos, tipo 26x2.00 ou 26x 2.10 ou 26x2.15; aros aero parede dupla (suportam muito mais pancadas sem desalinhar, são muito fortes); um bom grupo de marchas, tipo Shimano Altus ou Alívio para cima, com pelo menos 24 marchas; uma corrente Shimano HG-"X" (onde o "X" indica se é uma 53, 73, 93); um bom selim, que seja confortável mas sem incomodar as pernas na pedalada; cubos com blocagem, para facilitar a regulagem em caso de desalinhamento da roda; e um bom freio, pode ser V-Brake mesmo, mas tem que estar perfeitamente regulado com o aro, para maximizar a freada... Vai comprar uma bike? Saiba mais.


Veja mais dicas de segurança em: http://bikeanjo.com.br/dicas/

Fonte: Luiz Cláudio/André Milhomem